UFCA › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Juazeiro do Norte, 20 de Setembro de 2024

luciana carina joly

IISCA - INSTITUTO INTERDISCIPLINAR DE SOCIEDADE, CULTURA E ARTE

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Carina Joly busca na interdisciplinariedade as possibilidades de conectar a complexidade da arte da performance e a objetividade da ciência. Devido à sua formação acadêmica e sua experiência como pianista, conhece as diferentes escolas pianísticas consolidadas nas Américas e na Europa. Como pedagoga enfatiza a conscientização corporal e a utilização do corpo como um todo durante a performance. Sua formação em Music Physiology da Zürcher Hochschule der Künste (Universidade das Artes de Zurique, Suíça) lhe permite atuar como consultora postural para músicos, além de apresentar workshops em instituições de ensino da performance musical. Sua experiência pedagógica inclui, além de vasto conhecimento de materiais didáticos e técnicas de ensino do piano para alunos de variados níveis (desde iniciantes a pianistas profissionais), domínio de estratégias para o ensino do piano em grupo, performance musical (solo e de grupos de música de câmera), teoria musical e história da música. Sua pesquisa sobre a optimização da performance possibilita um trabalho com músicos em preparação para concursos e recitais, visitando os vários aspectos da performance, incluindo a presença/atitude e o medo de palco. Como pianista, Carina Joly tem se apresentado regularmente em recitais solo e de música de câmera, buscando uma variedade estilística na escolha do repertório, o qual inclui desde música contemporânea a obras representantes dos vários períodos históricos. Atua em múltiplas comissões científicas nacionais e internacionais como parecerista e organizadora de eventos científicos nas áreas da performance e pedagogia musical, e também da saúde do músico. Entre 2019 e 2023 atuou como professora substituta na Universidade Federal de São João del Rei e na Universidade Estadual de Londrina. É atualmente professora adjunta de piano e educação musical da Universidade Federal do Cariri.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
- 2011 Doutorado (D.M.A.) em Performance e Pedagogia do Piano.
University of Oklahoma, OU, Estados Unidos.
Dissertação: Selections from Almeida Prado's Jardim Sonoro: A Critical Edition for Pianists and Teachers.
Orientadores: Dr. Edward Gates e Dr. Jane Magrath.

- 2001 Mestrado (M.M.) em Performance e Pedagogia do Piano.
Pennsylvania State University, PSU, Estados Unidos.
Trabalho de Conclusão de Mestrado: Adult Students: Understanding Attitude and Learning Style in the Beginning Level of Piano Study.
Orientador: Dr. Timothy Paul Shafer.
Co-orientadora: Dr. Maureen Carr.

- 1994 Graduação (B.M.) em Instrumento (Habilitação em Piano).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientadora: Fúlvia Escobar.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
1. Otimização da Performance Musical
2. Pedagogia do Piano
3. Práticas Interpretativas
4. Literatura Pianística
5. Piano Colaborativo
6. Piano em Grupo
7. Saúde na Performance Musical/Saúde do Músico
8. Ensino de Piano para Pessoas Especiais
9. Neuropsicologia
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3291993126070204

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal do Cariri
Juazeiro do Norte
Bloco G
Sala
G03
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
não informado

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4 v4.8.7_s.28 20/09/2024 00:59